quarta-feira, 5 de novembro de 2014

APNÉIA - MATOU O FILME E FOI JANTAR COM A FAMÍLIA











Profissionalmente já trabalhei em mais de 40 lançamentos comerciais de longas metragens de todos tamanhos. Grandes blockbusters à filmes independentes. Participava da aprovação da cópia guia, preparação para copiagem em grande quantidade (ou não), sua duplicação, controle técnico até a entrega para sua distribuição, dentro da logística do lançamento orquestrado pelo distribuidor do filme.
De sucessos inesperados a grandes fracassos de público, o filme era exibido dentro da grade de horários corridos de uma, ou várias salas de cinema.   Primeiramente de acordo com o fator número de espectadores, sua exibição era estendida, diminuída, cancelada ou ampliada.  Das salas mais concorridas, às salas secundárias, aos horários alternativos, como num fade out, o filme sai de cartaz. Nunca vi nada muito diferente disso.  Até agora!

APNÉIA - 2014 (Brasil)
Direção: Mauricio Eça
Dur.: 100'

TRAILER https://www.youtube.com/watch?v=KCbTq-SARhE

Projeto de 06 anos do diretor, não é um grande filme comercial, mas também não é um qualquer. Ótima direção do elenco, traz atrizes jovens que prometem, numa trama atual e perspicaz, boa trilha sonora e com todo "resto" muito direitinho e bem feito. Nem parece um baixíssimo orçamento. A atriz principal Marisol Ribeiro surpreende e já vale o ingresso. 

O filme merece um lugar a luz do projetor!

Mas, sua estréia nesta sexta 06 NOV, já agoniza no fade out dos saindo de cartaz....não há uma única sala, com a grade de horário cheia, apenas horários "mortos"...aahhh bom, em MACEIÓ tem uma sala com grade cheia sim!

          São Paulo
Espaço Itau Cultural - 18:00
Reserva Cultural - 13:00
Brasília
          Espaço Itaú Brasília = 19:00
          Salvador
Espaço Itaú Salvador = 15:30 e 20:50
          Curitiba
Espaço Itaú Curitiba = 18:00
Maceió
Cinesystem Parque Shopping Maceió = 13:25 / 15:45 / 20:45
Pergunto eu: 
"Vai matar o filme antes de ter sua chance a luz do projetor?"
"Tá tão difícil assim? Ou é descaso/incompetência mesmo??"
"Será uma inédita super estratégia ninja?"

Não seria melhor APENAS UMA SALA RAZOÁVEL EM SP com a grade cheia?? 

Segue o email do diretor para sua equipe comunicando os horários do filme.  Fiquei realmente emocionado com sua humildade e pé no chão.  


"Então, pessoal..
Muitos sabem que filmar no Brasil não é uma tarefa fácil. É preciso muita luta. Encontrar empresas que tenham visões largas, para incentivar o cinema nacional, é uma estrada árdua que muitas vezes nos faz querer desistir.
Enfim, conseguimos filmar! E agora é o momento de distribuir, exibir...Digamos que é o momento que mais precisamos dos amigos e dos amigos dos amigos.(passem este email pra amigos!!)
A concorrência com os filmes gringos e os blockbusters é brutal. Apneia significa um tipo de “cinema diferente” para a aceitação natural e total dos cinemas brasileiros, que por razões óbvias querem ter lucro. Nada mais legítimo. Esta é a origem do seu negócio.
Para quem não sabe, quem vende o filme para as salas de cinema (os exibidores) são as distribuidoras. As salas/horários que exibirão o filme só são conhecidas na semana da estreia. Tivemos notícias de que Apneia estará em pouquíssimas salas no Brasil e em horários difíceis.
 É neste momento que precisamos de você! Para que o Apneia seja contado para muitas pessoas, para que conquiste novas salas, precisamos da sua ajuda. Da ajuda de todos. De muita ajuda. Se mobilizem. Avisem os amigos, amigos dos amigos... Não deixem para ir ao cinema depois. Vamos criar um novo público. Demandar, cada vez mais, produções que despertem o interesse para o cinema nacional !!! A sétima arte agradece e nós agradecemos imensamente.
Contamos com vocês!"