domingo, 1 de junho de 2014



 OLDBOY's - Autenticidade e pasteurização.                    

                       

Oldboy (2003) 120min (South Korea)     Oldboy - Dias de Vingança (2013) 104min (USA)
Dir. Chan-wook Park                              Dir. Spike Lee

PASTEURIZAÇÃO
1. S.F. Processo alimentício que elimina os germes.
O alimento é aquecido em um a temperatura de até 100ºC e resfriados imediatamente, eliminando assim as impurezas e germes.
2. Fig. Retirar qualidades artísticas, originalidade (de uma obra) para agradar o grande público.

Quando vi Oldboy (2003) pela primeira vez, me lembro de ter tido um alento, um vento renovador tirou os cabelos de meus olhos. Fazia tempo que estava entediado pela mediocridade de minhas escolhas, e este filme me trouxe um refresh a cinematografia.  Naquela época tinham vários lançamentos em dvd, e vi tudo que pude do cinema coreano.  Virei um fã, descobri outro mestre Kim Ki Duk (Primavera, Verão, Outono, Inverno...E Primavera, Casa VaziaPieta,  TODOS ELES filmes imperdíveis) e ainda acabei viciado em comida coreana.

Me empolga a autenticidade, a simplicidade elaborada, o envolvimento emocional do texto, das imagens, grandes atores, não tem como ficar impune a experiência (a gastronômica também).  Tem uma alma própria, uma discussão emocional, um engajamento artístico e cinematográfico.
Tem culhão!

Quando vi agora, adorei o Oldboy do Spike Lee (um diretor imperdível).  Durante o filme tive lembranças do original, história muito louca e a sensação "Isso tinha no original?" ou "Isso não era assim!!" algumas vezes, mas é um remake "roliudiano"....e vá lá....é um outro filme.

Resolvi rever o original.  Que porrada!  O remake "roliudiano" ficou pequeno, "desadorei" ele imediatamente.

Quando tomamos um copo de leite pasteurizado, desce bem, é ok.  Mas tomando um copo de leite A, o outro fica insosso, sem sabor e medíocre. Foi exatamente o que me aconteceu com estes filmes.

O original tem uma força que é morta no processo de pasteurização, os germes da história são assassinados cruelmente, sua força criativa é dissoluta numa adaptação sem sentido, ou com sentido simplificatório e comercial...sei lá.

Vale ver os dois filmes!  Mas imperdível mesmo é só um deles!